PORQUE INVESTIR NA ADVOCACIA PREVENTIVA?

A advocacia preventiva também atua no fortalecimento da competitividade das empresas no mercado.

 

Vivemos num país onde as ações trabalhistas tem uma grande representatividade.

Com a reforma trabalhista ainda sendo assimilada e com os excessos de burocracia que nos são impostos, torna-se praticamente indispensável esse tipo de serviço, tanto para as empresas em desenvolvimento quanto para as empresas consolidadas que buscam seu crescimento.

A advocacia preventiva antecipa situações no campo jurídico, nas quais as organizações possam ser beneficiadas ou mesmo penalizadas, provendo subsídios legais e específicos para cada caso.

As empresas que recorrem ao auxílio jurídico apenas quando são acionadas judicialmente, tendem a investir recursos financeiros mais altos.

Nesse contexto a assessoria jurídica tende a ser mais econômica, ajudando as empresas a diminuírem seus riscos financeiros.

Um ex-funcionário, ainda que concorde com os termos rescisórios, tem por lei o prazo de 2 anos para reclamar na justiça os procedimentos praticados pela empresa. O ônus trazido por tais reclamações podem refletir de forma negativa no fluxo de caixa de algumas empresas, que chegam a recorrer a empréstimos junto a instituições financeiras ou mesmo dispor de bens do empreendimento para honrar o compromisso legal, resultado de indenizações provindas de processos.

A preventiva jurídica blinda as organizações de lidar com tais eventualidades, implantando procedimentos de segurança jurídica no dia-a-dia, reduzindo as chances de vivenciar futuras ações trabalhistas.

Os profissionais do direito são preparados e experientes, para auxiliar com segurança na elaboração das cláusulas de cada contrato de negócios, que representam os termos que devem ser observados pelas partes envolvidas durante o período de vigência do instrumento legal.

Cometer erros na redação, interpretação ou deixar de inserir informações importantes em cláusulas contratuais pode gerar um grande prejuízo às empresas.

A advocacia preventiva também atua no fortalecimento da competitividade das empresas no mercado. O respaldo na elaboração de uma estratégia de marketing, pode se antecipar a possíveis impactos das campanhas, evitando assim que a empresa se exponha a risco de processos judiciais movidos por clientes, concorrentes ou mesmo órgãos que regulem o mercado.

São inúmeros os benefícios trazidos pela advocacia preventiva para as empresas. É imprescindível que organizações comprometidas em elevar e fortalecer seus negócios disponham de apoio jurídico profissional constante.

 

Você gostou deste conteúdo?

Então, assine nossa newsletter para receber periodicamente conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *