Home Care

Home Care é uma modalidade de atenção à saúde, sendo uma extensão do Hospital, porém, prestada no domicílio do paciente.

Esse tipo de tratamento é comum quando o paciente precisa de determinado tratamento, material ou serviço próprio do hospital, mas que pode ser realizado em casa, como por exemplo terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem, medicamentos, alimentação por sonda e aparelhos respiratórios.
O plano de saúde tem obrigação de cobrir todos os procedimentos que constam no Rol da ANS (lista de procedimentos, exames e tratamentos).
O Home Care não consta na lista de coberturas obrigatórias, porém, quando o médico especialista define um tratamento específico para determinada doença coberta pelo plano de saúde, ele deverá ser fornecido, ainda que o tratamento não conste no Rol da ANS, sendo que a operadora de saúde não poderá alegar exclusão contratual.
Os juízes têm entendido que há obrigação de cobrir procedimento médico, inclusive home care se há cobertura da doença pelo plano.
Nesse caso o paciente deverá primeiramente reclamar seus direitos junto a operadora de saúde, e caso não seja atendido poderá abrir uma denúncia na ANS, e se ainda assim não tiver respaldo, é indicado que procure um advogado especialista em Direito de Saúde e por meio de uma ação judicial, o mesmo irá requerer o que lhe é de direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *